Como escolher um moedor de café
Jun 17, 2022
Antes de começarmos este artigo. Sabes o que diferencia o sabor do café entre uma máquina de espresso que custa 20000 kr e uma máquina de espresso que custa mais de 50000 kr? A resposta é nenhuma. Acredite ou não, ambas as máquinas de espresso utilizam materiais robustos de qualidade que durarão o resto da sua vida. A diferença está na facilidade de uso, equipamentos extras e funções, melhor acabamento, etc., mas quando se trata do sabor real do espresso, elas não se distinguem. O que determina Sobre se você obtém sabores complexos, diferentes nuances em espresso é a escolha do moedor de espresso. A escolha do moedor determina Sobre os diferentes sabores que existem no grão. O que faz um moedor ser bom ou menos bom? Os critérios que são importantes a considerar são não comprar um moedor de café que produza partículas de café irregulares com energia estática e calor.
3 aspectos importantes na escolha do moedor de café
- Tamanho das lâminas
- Forma das lâminas
- Poder do motor
Tamanho das lâminas
O tamanho das lâminas é a maneira mais simples de diferenciar os vários moedores de café. Costuma-se dizer que quanto maiores as lâminas, melhor, mas essa não é toda a verdade. Quanto maiores as lâminas, maior é a área de corte que as lâminas têm para moer os grãos de café. Portanto, um diâmetro maior das lâminas também significa que pode moer os grãos mais rapidamente em comparação com lâminas de menor diâmetro, que precisarão moer a mesma quantidade de grãos com mais rotações das lâminas. Isso significa que lâminas maiores requerem menos rotações e podem moer os grãos mais rapidamente em comparação com um moedor com lâminas menores. Mais rotações também significam que isso cria energia estática e calor, o que não queremos no café. O café com energia estática cria irregularidade e frequentemente forma grumos, resultando em uma má extração de espresso. Portanto, pode-se concluir que lâminas maiores são sempre melhores, mas isso também vem com um preço mais elevado.
Lâminas cônicas ou planas
A forma das lâminas anda de mãos dadas com o tamanho das lâminas. Lâminas cônicas têm uma área de corte maior em comparação com lâminas planas que têm o mesmo diâmetro. A vantagem das lâminas cônicas é que elas não precisam girar tão rápido quanto as lâminas planas, pois não dependem da força centrífuga que as lâminas planas precisam para dispensar o café. Então, pode-se concluir que as cônicas são melhores que as planas? Não, ao contrário do tamanho das lâminas, a forma das lâminas não determina qual é melhor do que a outra, mas sim preferências pessoais. Como as lâminas cônicas têm uma área de corte maior para trabalhar, elas criam mais partículas extremamente finas. Essas pequenas partículas se dissolvem mais rapidamente na xícara e proporcionam características de sabor mais leves e florais. No entanto, as lâminas cônicas não vêm apenas com vantagens. A desvantagem é que elas criam irregularidade na moagem em comparação com as planas e podem causar uma extração desigual e criar canais no bolo de café. Ao contrário das cônicas, as lâminas planas proporcionam um resultado de moagem mais uniforme e, portanto, um tamanho de partícula mais uniforme. Lâminas planas tendem a dar uma extração mais uniforme e um resultado mais consistente. Isso proporciona um sabor de espresso mais tradicional e equilibrado.
Poder do motor
Resumindo, quanto maior o motor com maior potência, melhores serão os resultados do espresso.
Resumo
Apesar de muitas pessoas nos contactarem para atualizar a sua máquina de café expresso, recomendamos antes de tudo que atualizem o moedor de café. Quanto melhor o moedor de café, mais nuances e sabores complexos você poderá experimentar dos grãos com um moedor de espresso mais preciso. Quando for comprar um moedor de café, tente usar cerca de 40% do seu orçamento total para um moedor de café.