Ir para o conteúdo
Typer av espressomaskiner som du behöver känna till! - Barista och Espresso Typer av espressomaskiner som du behöver känna till! - Barista och Espresso

Tipos de máquinas de café expresso que você precisa conhecer!

Cabeçote de ponte E61

A E61 é o nome de uma máquina de café expresso lançada em 1961 pela empresa italiana Faema. Esta máquina inaugurou uma nova era para as máquinas de café expresso. A E61 não foi apenas a primeira máquina com um permutador de calor, o que significava que água fresca era usada para fazer o café. espresso em vez de água da caldeira. Foi também a primeira a integrar uma bomba para criar pressão em vez de usar uma alavanca manual. A E61 é lendária pelo seu grupo de extração que pesa entre 4 e 5 kg. A E61 é feita de latão maciço. O sistema de termossifão circula constantemente água quente pelo grupo de extração, mantendo-o aquecido e proporcionando uma temperatura estável. A importância do grupo de extração da E61 reside no mecanismo na cabeça de extração que permite a saturação do pó de café antes da extração. Através deste processo de pré-infusão, a água de extração é conduzida lentamente e com pressão reduzida para o porta-filtro. Tudo isto é regulado por um cilindro de pré-infusão na cabeça de extração que permite que a pressão suba gradualmente. O resultado é um café perfeito. espresso.

Banho-maria

Uma máquina com caldeira dupla possui uma caldeira para preparar o café e outra para extrair vapor e água quente. Ambas as caldeiras são independentes e, com a ajuda de um controlador PID em cada uma, as temperaturas podem ser reguladas separadamente. A caldeira de preparo do café geralmente é menor que a caldeira de vapor e água quente. Isso ocorre porque o conteúdo da caldeira de vapor e água quente é consumido muito mais rapidamente, já que a temperatura na caldeira de vapor é muito mais alta. Uma máquina de café expresso com caldeira dupla é mais estável em termos de temperatura do que uma máquina de café expresso com trocador de calor, pois permite regular as duas caldeiras separadamente.

Vantagem: Permite espumar o leite e preparar o café simultaneamente. Você tem controle total sobre a temperatura de preparo e a temperatura do vapor separadamente com o PID. Pode produzir uma quantidade maior de café em comparação com um trocador de calor.

Desvantagem: Mais caro que um trocador de calor

Máquina de café expresso recomendada: Profitec Pro 600, Rocket R Cinquantotto

Permutador de calor

Uma máquina de café expresso com trocador de calor possui dois sistemas de circulação de água. Como a caldeira não é completamente preenchida com água, o vapor pode ser gerado na parte superior. Durante o preparo, a máquina circula a água fresca pela caldeira, onde é aquecida até a temperatura ideal de extração, sendo então direcionada para o grupo de extração e, em seguida, para o pó de café. Isso significa que sempre se utiliza água fresca para preparar o café. espresso. Como o grupo E61 mantém a água de preparo em constante circulação pela cabeça de extração, obtém-se uma água com temperatura muito estável. Ao vaporizar o leite, o vapor que estava anteriormente na parte superior da caldeira é liberado, aumentando novamente a pressão do vapor.

Vantagem: Mais baratas do que as máquinas de café expresso com caldeira dupla, e capazes de espumar o leite e preparar o café ao mesmo tempo.

Desvantagem: Menos controle sobre a temperatura de preparo (exceto para trocadores de calor com PID) e necessidade de realizar um processo de "lavagem de resfriamento" antes de cada preparo.

Máquinas de café expresso recomendadas: Rocket Appartamento, Profitec Pro 500

Sistema de mergulho

Uma máquina de café expresso com alavanca manual é o que faz de você um verdadeiro profissional.

A principal diferença entre as máquinas de café expresso convencionais e as máquinas de café expresso tradicionais reside no próprio grupo de extração, que possui uma alavanca manual, também conhecida como "grupo Boston".

Um sistema de imersão é uma forma única de preparar café. espresso. Ao puxar a alavanca manual, inicia-se a pré-infusão, introduzindo a água de preparo em baixa pressão para saturar o pó de café de forma lenta e uniforme. A água quente da caldeira flui para o grupo de extração e é resfriada até a temperatura ideal. Sobre Ao soltar a alavanca e deixá-la retornar à posição original, o fluxo de água é interrompido e uma mola com um pistão sobe lentamente até atingir a pressão de 9 a 10 bar, reduzindo-a gradualmente ao final do ciclo. Isso confere às máquinas de café expresso Boston com alavanca um sabor único, frequentemente percebido como mais suave e adocicado, devido à redução da pressão no final do preparo.

Vantagem: Cria espresso que nenhum outro tipo de máquina de café expresso consegue proporcionar. Oferece uma experiência de preparo única.

Desvantagem: Por ter uma alavanca longa, a máquina de café expresso ocupa bastante espaço. Ela custa mais em comparação com uma máquina de troca de calor e algumas máquinas de caldeira dupla.

Máquina de café expresso recomendada: Profitec Pro 800  

Máquinas de café expresso com bomba vibratória

A bomba de vibração foi lançada no início dos anos 70 pela Ulka Co.

Por ser mais barata que outras bombas, tornou as máquinas de café expresso domésticas muito mais acessíveis. A bomba vibratória tem uma pressão de saída de 15 bar, que pode ser reduzida para entre 9 e 10 bar utilizando uma válvula de expansão.

A pressão é gerada pela resistência do disco de café, por isso é muito importante encontrar a moagem perfeita e usar a quantidade certa de café no porta-filtro. Sobre Se algum desses parâmetros estiver incorreto, a pressão correta não será alcançada.

Como a bomba vibratória oscila bastante durante o funcionamento, ela emite muito ruído, motivo pelo qual os fabricantes isolam toda a carcaça da máquina. A vantagem da bomba vibratória é a facilidade e o baixo custo de reparo. A desvantagem é que as máquinas de café expresso com bomba vibratória não podem ser conectadas diretamente a uma fonte de água.

Máquinas de café expresso com bomba rotativa

As bombas rotativas são maiores e mais pesadas do que as bombas vibratórias, e têm mais potência. Elas podem fornecer pressão uniforme para vários grupos de extração e são mais frequentemente usadas em máquinas de café expresso comerciais. Possuem uma vida útil mais longa, mas são mais caras e mais difíceis de reparar.

Um aspecto singular da bomba rotativa é o seu funcionamento quase silencioso, o que é muito apreciado. As máquinas de café expresso com bombas rotativas também podem ser ligadas diretamente a uma fonte de água.

Back to top