Ir para o conteúdo
Viktigt att tänka på när man väljer espressobönor! - Barista och Espresso Viktigt att tänka på när man väljer espressobönor! - Barista och Espresso

Aspectos importantes a considerar na escolha de grãos de café expresso!

Você acaba de comprar um novo pacote de grãos de café expresso e está curioso para saber qual será o sabor, ou talvez esteja procurando novos grãos para sua máquina de café expresso? Aqui, compartilharemos alguns pontos importantes a serem considerados na hora de escolher grãos de café expresso. 

encontro de assado

A informação mais importante em um pacote de café é a data da torra. Dependendo da torrefação, a data da torra geralmente é exibida em locais ligeiramente diferentes na embalagem, mas certifique-se de que haja uma data de torra. Jamais compre café sem data de torra. Café velho é muito difícil de trabalhar e quase estraga. SobreÉ possível obter bons resultados com cafés torrados em até duas semanas. Portanto, recomendamos cafés torrados em até duas semanas.

Após a torrefação, os grãos começam a liberar dióxido de carbono, que se formou durante o processo e está contido na estrutura celular do grão. O dióxido de carbono é liberado lentamente ao longo do tempo, e o processo é acelerado pelo contato com água ou oxigênio. A espuma espessa na superfície do seu café... espresso Também chamada de "crema", essa é a substância resultante da liberação do dióxido de carbono presente nos grãos de café expresso, responsável pelo aroma e textura característicos. Quanto mais velho o café, menor a quantidade de crema, resultando em uma bebida mais aguada e com sabor inferior. Portanto, é importante comprar grãos o mais frescos possível.

Para prolongar a vida útil do seu café, recomendamos mantê-lo em local fresco e seco, dentro da embalagem original ou em um recipiente hermético.

Só porque seu café está ficando velho não significa que precisa ser jogado fora. Antes de decidir descartar um café tão precioso, você pode tentar moê-lo mais fino para aproveitar melhor o sabor. Sobre Se isso não funcionar, você pode tentar outro método de preparo que não seja tão afetado pela frescura do café.

O perfil de ferrugem

Não existe um padrão definido para o quão escuro ou claro o café deve ser torrado. No entanto, o nível de torra pode alterar drasticamente a densidade dos grãos de café, a facilidade de extração e a necessidade de adaptar o preparo às características do grão. Quanto mais tempo o grão for torrado, mais ele perderá sua estrutura e ficará mais seco, resultando em um perfil de torra mais escuro. Para quem prepara café... espresso, É preciso focar nos seguintes aspectos: temperatura de preparo, granulometria (ou seja, quão fina ou grossa é a moagem dos grãos) e, por último, mas não menos importante, a proporção entre água e café.

Receita de cerveja

Desde levemente torrado Os cafés com torra mais curta, maior densidade e, portanto, mais difíceis de extrair todos os aromas, sabores e textura, precisam de um tempo de preparo mais longo, devido à maior temperatura de infusão. Recomendamos começar com uma proporção de 1:2 a 1:3 de café para água, temperatura de infusão entre 93 e 96 graus e moagem que permita um tempo de extração entre 28 e 34 segundos.

Para ferrugem média Podemos recomendar uma proporção de 1:1,5 a 1:2,5, uma temperatura de infusão em torno de 93 graus e uma moagem que permita uma extração em 25 a 30 segundos.

Para torra escura Recomendamos começar com uma proporção de 1:1 a 1:2, uma temperatura de infusão ligeiramente mais baixa, entre 90,5 e 93 graus, e uma moagem que permita um tempo de extração de 25 a 30 segundos. O fato de a embalagem indicar uma cor ferrugem escura não garante o melhor resultado seguindo exatamente nossas recomendações, mas é um bom ponto de partida para experimentar até encontrar a combinação ideal para o seu tipo de grão.

Região e altitude

Na maioria das vezes, o café recebe o nome da região de onde provém. Os sabores do café também refletem a região de origem. Geralmente, o café vem destas três regiões: América do Sul e Central, África e Sudeste Asiático, regiões próximas ao Equador. As plantações de café precisam de solo rico e fértil, temperaturas amenas, chuvas frequentes, proteção contra o sol e altitude elevada para crescer.

Os melhores grãos de café crescem entre 600 e 1850 metros acima do nível do mar. Isso porque, quanto maior a altitude, menor a disponibilidade de oxigênio, o que pode retardar o processo de crescimento. Quanto mais longo o processo de crescimento, mais tempo o café tem para amadurecer e desenvolver sabores complexos. Quando os torrefadores indicam na embalagem a altitude em que o café foi cultivado, isso demonstra a intensidade que os sabores do café podem atingir.

Sobre Você vê torrefações escrevendo que os grãos têm notas de chocolate, caramelo e mirtilo; isso significa que, com o preparo adequado, você pode obter esses sabores sem adicionar nada. Preparo espresso E ser capaz de sentir essas notas específicas pode ser difícil e exigir prática. Você está sempre lutando contra o amargor e a acidez naturais do café. O segredo é encontrar um equilíbrio entre amargor e acidez para realçar as notas desejáveis do café, seguindo as recomendações acima e experimentando.

Blend de café expresso ou café de origem única?

Ao escolher um café, verifique Sobre O pacote contém um blend para espresso ou um café de origem única. Origem única significa que o café provém de uma única fazenda. Um blend para espresso pode ser uma mistura de grãos de diferentes fazendas e regiões. As torrefações geralmente produzem blends para obter grãos de espresso de alta qualidade e bem equilibrados, sendo uma ótima opção para quem está começando a se aventurar no mundo do espresso! Os blends para espresso costumam ser mais fáceis de preparar do que um café de origem única e combinam bem com leite, como em lattes e cappuccinos. O café de origem única é mais indicado para apreciadores, que desejam desfrutar das notas e sabores únicos e específicos que aquela fazenda em particular oferece, sendo, portanto, recomendado para ser consumido puro, como espresso, ou em um Americano.

O processo de processamento do café

Após a colheita, os grãos de café precisam ser processados antes de serem enviados para a torrefação. A forma como os grãos são processados determina o sabor do café. Os processos mais comuns são o café seco em bagas, também conhecido como método natural, e o café lavado. O café é originalmente uma fruta. Quando as bagas ficam vermelhas, às vezes amarelas ou vermelho-amareladas, elas são colhidas e, dentro delas, encontra-se o grão de café. No processo natural, as bagas de café são secas ao sol por algumas semanas até que estejam completamente secas. O café que passa por esse tipo de processamento geralmente apresenta sabores mais frutados e é cultivado com mais frequência em regiões africanas. O café lavado é o método mais comum por exigir menos mão de obra e ser um método eficiente e rápido. Ao lavar as bagas, é possível separar o grão da casca. O café lavado geralmente tem um sabor mais equilibrado e refinado.

Soma

Na próxima vez que você pensar em comprar um novo pacote de café, dê uma olhada no que os torrefadores escreveram; há muita informação útil ali. Sobre Sabores, data de torra, processo de torra, perfil de torra e muito mais. Ao entender o significado de cada informação e como aplicá-la no seu preparo, você poderá obter resultados gratificantes. Esperamos que este artigo tenha lhe dado informações úteis para preparar um café ainda melhor no futuro.  

Sobre Se você está em busca de algo novo, recomendamos nossos grãos de café expresso disponíveis em nosso site. Trabalhamos sempre com grãos recém-torrados das melhores torrefações da Suécia.

Back to top